permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais de origem animal, como queijos, mel e embutidos." /> permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais de origem animal, como queijos, mel e embutidos." />
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 7 de Dezembro de 2021
Leite

Queijaria no Pará está apta para receber Selo Arte

Lei do Selo Arte permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais de origem animal, como queijos, mel e embutidos.

Com informações Assessoria de Imprensa
Em 14 de Fevereiro de 2020 às 11h10
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa.

O Queijo do Marajó Fazenda São Victor, localizada em Salvaterra/Marajó, no Pará, indicado para receber o certificado que permite o comércio nacional de produtos alimentícios artesanais - Selo Arte, fez parte do cronograma de ações realizadas nesta última semana pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Pará.

As visitas técnicas têm o objetivo de aplicar o checklist com as recomendações do programa para verificar se estabelecimentos e respectivos processos de produção de queijos artesanais estão dentro dos requisitos da legislação vigente.

Como parte da programação aconteceram palestras para prestar informações e esclarecimentos junto aos produtores sobre os procedimentos do registro do estabelecimento artesanal. No encontro também foi pautado sobre Identificação Geográfica (IG).

A sócia proprietária da Queijaria Fazenda São Victor comemora a conquista e fala sobre a importância da aquisição do Selo Arte. “ A concessão do Selo Arte para nós produtores de queijos artesanais, significa o avanço e impulsionamento da economia, e assim, gerando mais renda para o setor” , diz.

Selo Arte

O decreto que regulamenta a Lei do Selo Arte foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, durante a cerimônia comemorativa dos 200 dias do governo.

A lei permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais de origem animal, como queijos, mel e embutidos.

A regulamentação proporciona aos consumidores a garantia de que a produção é artesanal e respeita as características e métodos tradicionais.

A certificação também é uma possibilidade de aumentar a renda com a abertura de novos mercados, já que permite que os produtos artesanais possam ser comercializados em todo o território nacional sem a necessidade do selo de inspeção federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Leite
Em 05 de Julho de às 16h12
Iniciativa prevê recomendações técnicas para redução ou neutralização de carbono, capacitação inédita de pessoas em mitigação GHG e conversão na fazenda sede da Embrapa Gado de Leite
VER TODAS EM LEITE
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.