Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 29 de Outubro de 2020
Leite

Propriedade leiteira se destaca com melhoramento genético

Agropecuária Volpato possui hoje 230 animais em lactação, que produzem 9.400 litros de leite por dia.

Com informações assessoria de imprensa
Em 22 de Janeiro de 2020 às 17h14
Agropecuária Volpato.

A Agropecuária Volpato é um exemplo de como um trabalho consistente, aliado à nutrição e manejos adequados, conseguem trazer resultados positivos e podem mudar completamente o rebanho.

Situada na cidade de Alto Piquiri, noroeste do Paraná, a Agropecuária Volpato possui hoje 230 animais em lactação, que produzem 9.400 litros de leite por dia, em três ordenhas e média de 40.8 litros vaca/dia. À frente desse trabalho está o pecuarista Leandro Volpato, terceira geração de uma família totalmente dedicada ao campo há mais de 40 anos.

Volpato conta que o pai e o avô trabalhavam com pecuária de corte e lavoura quando decidiram iniciar na bovinocultura de leite. O trabalho de melhoramento genético esteve presente desde o começo dessa nova empreitada, com o suporte do médico-veterinário e representante GENEX na região, Celso Tramontini Filho, numa época em que o negócio ainda era tocado pelo pai de Leandro, como relembra o profissional.

Volpato cita como exemplo um lote de 60 vacas, produzindo 58 litros leite por dia, em média, em três ordenhas, como consequência de todo esse trabalho, de genética. “Um gado muito melhorado, duradouro e com persistência no leite”. Ele acrescenta que o trabalho genético teve um papel fundamental juntamente com a alimentação e o manejo, que andam lado a lado e garantem bons resultados. “Não adianta comprar o melhor sêmen, colocar na melhor vaca e largá-la no pasto. Ao invés de ela ser uma grande vaca, vai ser uma vaca normal. Por isso, a troca de informações técnicas com os profissionais da GENEX faz toda a diferença. É na orientação, no trabalho árduo e no ajuste fino que está o lucro”.

Tramontini explica que o primeiro passo para se trabalhar com o melhoramento genético é fazer uma avaliação junto com o produtor para saber quais critérios ele quer para a sua propriedade. “Isso é muito importante porque a definição desses parâmetros reflete na escolha do sêmen ideal para o que se pretende alcançar. Na Agropecuária Volpato, o foco foi na produção de leite e, em especial, a saúde do animal, vida produtiva, fertilidade, aprumo e melhoramento de úbere, além das características físicas do animal, que contribuem no processo de ordenha, otimizando o tempo”.

Volpato finaliza ressaltando que investimento bem feito não é caro e o reflexo de tudo isso é a qualidade do leite produzido. “Cada vez estamos aprimorando mais e, consequentemente aumentando a produção, pois é o leite que paga a conta. Sem o leite o produtor não chega a lugar nenhum”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Leite
Em 30 de Janeiro de às 11h55
Objetivo da plataforma é detectar precocemente falhas que podem ocorrer no processo de criação e garantir um futuro produtivo e saudável para as novas vacas do rebanho.
VER TODAS EM LEITE
Notícias em destaque agora
Em 28 de Outubro de 2020 às 13h57
Em 2020, já foi ministrado a 378 turmas, totalizando quatro mil pessoas. Também havia sido o mais procurado em 2019, com 732 turmas, somando 9.200 alunos.
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.