Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 27 de Setembro de 2021
Leite

Nestlé e Embrapa anunciam parceria para jornada de inovação Net Zero na pecuária leiteira

Iniciativa prevê recomendações técnicas para redução ou neutralização de carbono, capacitação inédita de pessoas em mitigação GHG e conversão na fazenda sede da Embrapa Gado de Leite

Informações assessoria de imprensa
Em 05 de Julho de 2021 às 16h12

Nestlé e Embrapa anunciam nesta segunda-feira (5) uma ampla parceria para pesquisa e desenvolvimento das primeiras fazendas de produção de leite Net Zero e baixo carbono no país. Serão 20 propriedades produtoras de leite que ao longo dos próximos meses receberão suporte técnico e recomendações para iniciarem a jornada de conversão e redução de carbono. A expectativa é que pelo menos oito delas sejam Net Zero para emissões nos próximos três anos, enquanto as demais alcançarão a redução nas emissões. Essa iniciativa será desenvolvida de forma paralela à primeira parceria fechada com a Embrapa, em fevereiro desse ano, para a criação do protocolo nacional para pecuária de leite de baixo carbono.

Para o projeto com Embrapa Gado de Leite, foram selecionadas fazendas com diferentes perfis e sistemas de produção, localizadas nos quatro estados onde a Nestlé realiza a captação de leite: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás. "Ao iniciarmos a jornada de mitigação de carbono com a aplicação de intervenções e práticas em diferentes perfis e sistemas de produção, conseguimos avançar de fato em uma pecuária de leite de menor impacto e ainda mais sustentável", observa a gerente de Desenvolvimento de Fornecedores e Qualidade da Nestlé Brasil, Barbara Sollero.

Com duração de três anos, o trabalho se divide em quatro eixos principais: plano de adequação para conversão de 20 propriedades leiteiras em produção "Net Zero" em diversos biomas e sistemas de produção; cursos de capacitação presenciais e à distância (EAD, vídeos e podcasts) sobre práticas para mitigação da emissão de carbono e adoção de agricultura regenerativa na produção de leite; transformação de dois sistemas de produção da Embrapa (confinamento e a pasto) em carbono neutro e estimulo à criação de soluções inovadoras por greentechs e cleantechs, focadas nos desafios da conversão.

"Nosso propósito é contribuir para que os produtores brasileiros adotem técnicas sustentáveis visando à produção de leite carbono neutro. Este desafio será compartilhado entre os pesquisadores da Embrapa, os técnicos da Nestlé e os produtores participantes", explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.

Cronograma do projeto

No segundo semestre, as 20 fazendas passarão pelo diagnóstico da pegada de carbono e vão receber recomendações técnicas e o acompanhamento da evolução do processo de adequação Net Zero. Os pesquisadores da Embrapa e os técnicos da Nestlé irão avaliar o perfil tecnológico e as emissões de carbono nas propriedades. Desse marco zero será feito o planejamento individualizado e, por meio do acompanhamento mensal, os técnicos farão as sugestões de adequações. Já no próximo ano serão definidos os planos de ação para cada propriedade contemplando as práticas e intervenções necessárias rumo às emissões neutras ou de baixo carbono.

A transformação de dois sistemas de produção (confinamento e a pasto) da Fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG), em carbono neutro, representará um modelo experimental da iniciativa para o mercado brasileiro. A Embrapa vai medir os impactos nos dois sistemas de produção - em ambiente fechado e aberto e vai gerar conhecimento que será compartilhado com pequenos, médios e grandes produtores.

São medidas anunciadas pela Nestlé no ano de seu centenário no Brasil, de maneira a tornar suas operações cada vez mais sustentáveis no país e contribuir para a produção do alimento do futuro, com qualidade e responsabilidade.

Compromisso global

A iniciativa integra o compromisso global da Nestlé de neutralizar todas as emissões de suas operações, incluindo suas cadeias de fornecimento, até 2050, com metas intermediárias de redução de 20% até 2025 e de 50% para 2030.

A iniciativa integra um grande trabalho da Nestlé dentro do seu pilar de agricultura e pecuária sustentáveis, que a companhia conduz em todos os países em que atua e em suas principais cadeias de fornecimento, com um olhar para questões como o bem-estar animal, emissões e mudanças climáticas e uso de água e energia nas propriedades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Leite
Em 05 de Julho de às 16h12
Iniciativa prevê recomendações técnicas para redução ou neutralização de carbono, capacitação inédita de pessoas em mitigação GHG e conversão na fazenda sede da Embrapa Gado de Leite
VER TODAS EM LEITE
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.