Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 13 de Dezembro de 2019
Geral

Intergado desenvolve sistema de câmeras 3D capazes de avaliar a qualidade da carcaça dos animais ainda vivos

A tecnologia, inédita no país, foi criada em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais.

Com informações assessoria de imprensa
Em 19 de Novembro de 2019 às 10h30
Com a intenção de atender o segmento de engorda comercial, a Intergado - startup que desenvolve e disponibiliza soluções de pecuária de precisão - está desenvolvendo um sistema com câmeras tridimensionais (imagens 3D) capazes de avaliar a qualidade da carcaça dos animais ainda vivos. A tecnologia, inédita no país, foi criada em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais. De acordo com Marcelo Ribas, diretor executivo da empresa, grande parte dos animais abatidos no Brasil apresenta nível de acabamento insatisfatório, uma vez que as avaliações são realizadas de maneira subjetiva, e foi daí que surgiu a ideia de apostar na nova ferramenta. Com ela, entre outras funcionalidades, será possível antecipar informações como o peso da carcaça e seu nível de acabamento, relevantes para os pecuaristas e os frigoríficos. "Quando se agenda um abate, geralmente os produtores não sabem prever qual é a real situação do animal, porque as considerações são feitas visualmente. Estimando com precisão o perfil de carcaça do animal ainda vivo, o pecuarista pode, por exemplo, tomar a decisão de retardar a entrega dos lotes até que a boiada se encaixe em um padrão de acabamento que garanta bonificação sobre o preço de balcão da arroba", explica. Em fase final de aprimoramento, o sistema de câmeras tem a previsão de ser lançado comercialmente no primeiro semestre de 2020. Para o empresário, não são apenas os criadores de gado que saem ganhando com o novo produto da Intergado. Ele explica, que a tecnologia também traz vantagens aos matadouros. "Frigoríficos que comprarem animais de fazendas detentoras do sistema de câmeras 3D terão maior previsibilidade em relação à qualidade dos lotes adquiridos, facilitando o fechamento de contratos com os produtores". Há dois anos a Intergado lançou um modelo de balança para pesagem voluntária de animais - em confinamento ou no pasto - acopladas aos bebedouros. Com o projeto das câmeras tridimensionais, a empresa reforça a sua atuação na pecuária de precisão 4.0. Em julho deste ano, a empresa instalou equipamentos em instituições no Uruguai e Estados Unidos, indicando que as tecnologias brasileiras estão ganhando cada vez mais espaço mundo afora. Mais informações: www.intergado.com.br 
Últimas notícias em Geral
Em 13 de Dezembro de às 14h15
Atualmente 92% da produção das três fábricas da Suzano instaladas no Mato Grosso do Sul é destinado ao mercado externo.
Em 11 de Dezembro de às 08h13
A marca será usada também para outros produtos à base de plantas desenvolvidos pela empresa.
Em 09 de Dezembro de às 10h31
Pelo sistema será possível acompanhar a notificação, atendimento e até a solução de uma suspeita de doenças em animais.
Em 06 de Dezembro de às 15h17
O investimento é de R$ 600 milhões que será utilizados na reforma e ampliação de uma fábrica em Promissão.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.