Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 5 de Abril de 2020
Geral

Inteligência artificial auxilia abate na unidade da Frigol no Pará

Pecuaristas acompanham os abates em tempo real e com imagens, via aplicativo.

Com informações assessoria de imprensa
Em 26 de Março de 2020 às 07h31

A unidade da Frigol em Água Azul do Norte é o primeiro frigorífico do Pará a utilizar inteligência artificial para classificação das carcaças bovinas e tecnologia blockchain para a rastreabilidade completa dos bovinos abatidos.


Com o uso da inteligência artificial e da tecnologia blockchain, os pecuaristas acompanham os abates em tempo real e com imagens, via aplicativo Trace Beef instalado no smartphone, reforçando a confiança nos dados coletados. Essa tecnologia vai até o consumidor final, que também pode avaliar os cortes nos supermercados.

Todo o processo dentro da indústria frigorífica é gerenciado por uma plataforma criada pela empresa EcoTrace, que usa módulos de internet das coisas (IoT), câmeras, sensores, balanças e leitores, instalados em várias áreas da indústria. “Essas tecnologias trabalham em conjunto para oferecer total garantia: da pesagem à desossa”, completa Flavio Redi, CEO da EcoTrace.

Pelo sistema, já instalado na unidade da Frigol em Lençóis Paulista (SP) e, agora, em Água Azul do Norte (PA), uma das novidades é a instalação de uma balança após o atordoamento, no início da linha, quando as carcaças são pesadas com precisão. Na sequência, leitores de códigos de barras e câmeras fotografam as carcaças várias vezes durante o processo. Um computador classifica acabamento das carcaças utilizando algoritmos de inteligência artificial com extrema precisão. Assim que finaliza o abate, os dados do romaneio ficam disponíveis para o produtor, bem com a foto de todas as carcaças.

Todas estas informações são armazenadas na arquitetura blockchain e ficam acessíveis para a indústria e para os pecuaristas.

“A tecnologia 4.0 oferece muitas vantagens, inclusive orientação aos pecuaristas para eventuais iniciativas de bem-estar, conforto e transporte dos animais até o frigorífico. A indústria também recebe dados que ajudam a fazer melhorias nos seus processos. Na ponta, os consumidores podem escolher os cortes com tranquilidade pois têm acesso à rastreabilidade completa dos alimentos, proporcionando transparência, segurança e garantia de origem”, esclarece Orlando Negrão, diretor de operações da Frigol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 03 de Abril de às 10h38
As vagas, segundo a empresa, fazem parte do plano de admissões da companhia em todas as regiões do Brasil.
Em 03 de Abril de às 10h27
Em 24 de Março de às 10h38
Em formato beta, a Ativus estará disponível para uso a partir da próxima quarta-feira, 25 de março, aos usuários cadastrados.
Em 24 de Março de às 10h19
Unidade da Marfrig em Promissão (SP) irá produzir 10 toneladas mensais de álcool gel, produto utilizado na prevenção do contágio da Covid-19 (novo Coronavírus).
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Em 03 de Abril de 20 às 10h27
Em 03 de Abril de 2020 às 10h38
As vagas, segundo a empresa, fazem parte do plano de admissões da companhia em todas as regiões do Brasil.
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.