Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 31 de Março de 2020
Geral

Bem-estar suíno é uma das prioridades de rede de supermercado

O compromisso vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour, que atualmente representam 74% da carne suína nos seus açougues.

Com informações assessoria de imprensa
Em 13 de Janeiro de 2020 às 14h35

O Carrefour anunciou nesta segunda-feira (13) o compromisso de assegurar o bem-estar dos suínos que comercializa na sua marca própria Sabor & Qualidade, de forma pioneira na cadeia de varejo no Brasil.

A iniciativa está alinhada ao Act For Food, estratégia da companhia cujo propósito é promover a transição alimentar, aumentando o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, com preços acessíveis, produzidos com responsabilidade socioambiental e controle de qualidade desde a sua origem.

O compromisso é resultado de articulação com a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco em bem-estar animal, que, desde 2018, presta apoio técnico para que a rede passe a adotar, a partir de 2020, altos níveis de qualidade de vida para os suínos que distribui. O compromisso vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour, que atualmente representam 74% da carne suína nos seus açougues.

Para garantir a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao seu comportamento natural, o compromisso da companhia - que também se posiciona a favor dos animais em outros segmentos da indústria do agronegócio - abrange aprimoramentos em cinco tipos de manejo:

• Até dezembro de 2022, será feita a transição de 100% das matrizes suínas para gestação em grupo, permitindo, no máximo, 28 dias em gaiola;

• Até dezembro de 2022, será abolida a identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);

• Até dezembro de 2025, será abolida a castração cirúrgica e adotada a castração por vacina (imunocastração);

• O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais, como já é praxe;

• De forma permanente, as granjas de criação de porcos continuarão investindo em ambientes mais interativos para os animais, que simulem situações que ocorreriam na natureza (enriquecimento ambiental), como também já é rotineiro;

O Carrefour se compromete, ainda, a realizar estudos e testes com seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda dos suínos - evitando que se mutilem - já que não há consenso sobre o tema no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 24 de Março de às 10h38
Em formato beta, a Ativus estará disponível para uso a partir da próxima quarta-feira, 25 de março, aos usuários cadastrados.
Em 24 de Março de às 10h19
Unidade da Marfrig em Promissão (SP) irá produzir 10 toneladas mensais de álcool gel, produto utilizado na prevenção do contágio da Covid-19 (novo Coronavírus).
Em 20 de Março de às 10h37
Tereza Cristina, ministra do Mapa, agradeceu a solidariedade do setor durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Em 19 de Março de às 08h56
A Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Gado de Corte suspenderam as visitas às instalações. Apenas estão em funcionamento os serviços internos essenciais.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.