Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 26 de Julho de 2021
Geral

Artigo da Premix é publicado na revista suíça Sustainability

Publicação divulgou o estudo “Mitigando as emissões de gases de efeito estufa na produção de gado de corte no Brasil através do manejo animal".

Informações assessoria de imprensa
Em 19 de Julho de 2021 às 15h49
Divulgação/ Assessoria de imprensa

Mais um artigo da Premix é publicado em veículo de pesquisa internacional. Na semana passada, a revista suíça Sustainability, divulgou o estudo “Mitigando as emissões de gases de efeito estufa na produção de gado de corte no Brasil através do manejo animal”, escrito pela equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa, em parceria com pesquisadores da UnespFor Jaboticabal.

A Sustainability é um dos principais fóruns de divulgação de artigos na área de sustentabilidade do mundo e uma das líderes em publicações de consulta aberta, o que estimula o acesso do público à produção científica.

O estudo, que utilizou dados produtivos de 300.000 animais e 220.000 hectares, avalia o impacto dos gases de efeito estufa (GEE) no sistema produtivo das fazendas de pecuária brasileiras e as possíveis melhorias na cadeia produtiva. Para medir as emissões de metano, óxido nitroso e dióxido de carbono, foram utilizadas as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para inventários nacionais.

O coordenador de P,D&I da Premix, André Pastori D’Aurea, explica que as emissões de cada fazenda foram convertidas em dióxido de carbono equivalente (CO2eq) e divididas pela produção de carcaça. “Foi realizada uma análise de regressão entre o equivalente de dióxido de carbono e os índices produtivos para identificar os principais influenciadores produtivos nas emissões de GEE”, ressalta o pesquisador.

Segundo D’Aurea, o inventário de carbono variou de 8,63kg a 50,88 CO2eq kg carcaça-1 nas fazendas pesquisadas. O índice produtivo para idade de abate (p <0,0001), ganho médio diário (p <0,0001) e produtividade (p = 0,058) por área correlacionaram-se positivamente com a produção de GEE.

“Os dados indicam que há necessidade de aumentar o ganho médio diário e reduzir o tempo para desfrute, sendo que 920 gr/dia de ganho médio diário e 27 meses para tempo de desfrute podem ser números de referência produtiva para baixa emissão de carbono”, conclui D’Aurea.

Participaram da pesquisa Lauriston Bertelli Fernandes, André Pastori D’Aurea e Luis Eduardo Ferreira, da Premix, e Abmael da Silva Cardoso, Yuri Santa Rosa Guimarães e Ricardo Andrade Reis, da Unesp Jaboticabal.

Para conferir o artigo (em inglês) acesse https://www.mdpi.com/2071-1050/13/13/7207

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.