Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 26 de Julho de 2021
Geral

ANCP lança Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã

A publicação inclui tabelas com os índices dos melhores animais para as diferentes características avaliadas, como as DEPs para fertilidade e precocidade de fêmeas e machos, além de habilidade maternal, ganho em peso, stayability, qualidade da carcaça e carne, eficiência alimentar e aspectos morfológicos.

Informações assessoria de imprensa
Em 21 de Maio de 2021 às 13h38
Divulgação.

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) lançou oficialmente o Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã - Edição maio de 2021 na última quarta-feira, dia 19 de maio, em uma live comandada por Letícia Castro, do setor de Transferência de Tecnologia, com participação do médico veterinário Argeu Silveira, Fernando Baldi, diretor de Pesquisa e Inovação, e do Professor Raysildo Lôbo, presidente da Entidade.

Na abertura do evento, Raysildo Lôbo deu as boas-vindas aos participantes e contou um pouco da história e dos sumários da ANCP. Na sequência, Argeu Silveira falou sobre os projetos em andamento, destacando a importância econômica das avaliações genéticas e genômicas, além de mencionar alguns projetos da entidade como o CEIP e o programa de abate técnico e qualidade de carne.

Ao fazer a apresentação do sumário, Fernando Baldi falou sobre a entrada de mais de 12 mil animais genotipados, de dezembro 2020 a março deste ano, o que contribuiu para aumentar ainda mais a qualidade da base de dados. Baldi também comentou sobre a importância da coleta de informações de fenótipos, em especial, para as características não tradicionais, como eficiência alimentar, carcaça e puberdade de machos, como uma forma de aumentar a robustez da avaliação genômica. 

O pesquisador ressaltou o trabalho da ANCP na preparação e na consistência dos dados dos arquivos recebidos dos criadores, os quais contêm informações sobre facilidade de parto para novilhas e apresentou a novidade para o próximo semestre: a DEP para facilidade de parto em novilhas. “Já temos uma base de dados confiável, com análises preliminares mostrando que essa DEP deve contribuir bastante para o melhoramento, sobretudo para diminuir os problemas de parto em novilhas precoces”, explicou.

Na parte final do evento, o cientista sênior da Zoetis, Rafael Medeiros Silva, anunciou um novo produto da empresa: o chip ZBN, última versão de chip para genotipagem, com 70.000 marcadores altamente informativos para a raça Nelore, desenvolvido em parceria com a ANCP. “O novo chip vai dar uma vantagem e um aumento na precisão da avaliação genética, podendo conectar melhor os animais”, ressaltou.

Sobre o sumário

A publicação é resultado de mais de três décadas de trabalho da Entidade dedicados à pesquisa e genética na pecuária, buscando atender às necessidades dos criadores por uma pecuária mais produtiva e rentável, com o objetivo de tornar o melhoramento genético o caminho mais curto e acessível para transformar tecnologia em rentabilidade. O material também registra os 20 anos do PMGRB (Programa de Melhoramento da Raça Brahman) nos quais a ANCP teve papel importante na promoção do progresso genético e do aumento da produtividade da raça.

Ferramenta de seleção segura na identificação e acasalamentos de reprodutores de alto potencial genético, o sumário apresenta DEPs (Diferença Esperada nas Progênies) que foram publicadas para várias características economicamente importantes, além do Mérito Genético Total Econômico (MGTe) para as quatro raças, identificando animais mais rentáveis e com maior retorno para a atividade pecuária. Além disso, essa é a primeira edição do sumário que traz as avaliações genômicas estimadas através da metodologia do passo único BLUP genômico (ssGBLUP – single step), para todas as quatro raças (Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã).

Para a produção do sumário, a ANCP utilizou sua base de dados, que reúne aproximadamente 3,8 milhões de animais, com 13 milhões de medidas de pesos corporais e 2,4 milhões de perímetros escrotais. A publicação também inclui tabelas com os índices dos melhores animais para as diferentes características avaliadas, como as DEPs para fertilidade e precocidade de fêmeas e machos, além de habilidade maternal, ganho em peso, stayability, qualidade da carcaça e carne, eficiência alimentar e aspectos morfológicos.

Para conferir o Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã - Edição maio de 2021, basta acessar https://tinyurl.com/4n38ssap .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.