Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 11 de Maio de 2021
Geral

Abate clandestino de suínos é desarticulado no interior de São Paulo

No local foram encontrados 613 suínos sem cadastro ou histórico sanitário junto à Defesa Agropecuária.

Informações assessoria nde imprensa
Em 15 de Janeiro de 2021 às 15h31
Divulgação.

Um abate clandestino de suínos foi desarticulado na última quinta-feira, 14, no município de Nova Granada (SP), em ação realizada por uma equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que atua junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto. No momento da abordagem estava em curso o abate de suínos.

No mesmo local foram encontrados 613 suínos sem cadastro ou histórico sanitário junto à Defesa Agropecuária. "As carcaças e os produtos foram apreendidos e encaminhados a uma graxaria, registrada junto a um órgão oficial, uma vez que eles estavam impróprios para o consumo devido a situação onde eram realizados os abates, sem nenhuma norma de higiene ou sanitária e a propriedade foi interditada" disse o médico veterinário João Gustavo Pereira Loureiro, que atua junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

Os responsáveis foram instruídos e orientados a regularizar seu criatório a fim de que a propriedade seja desinterditada. "O foco da ação realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária não é só coibir a produção e a distribuição desses produtos, mas de fomentar a produção, ou seja, tirar o produtor da clandestinidade e trazê-lo para a licitude, impedindo que esses produtos sem o devido controle higiênico sanitário coloquem em risco a saúde do consumidor" , disse o médico veterinário Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da Defesa Agropecuária, que participou da ação em conjunto com a Polícia Militar Ambiental.

Pelo abate clandestino o valor da infração pode chegar a mil Ufesps (unidades fiscais do estado de São Paulo) e por deixar de requerer a ficha cadastral dos animais 100 Ufesps. O valor da Ufesp em 2021 é de R$29,09.

Os implicados poderão responder por processo crime por ferir as relações de consumo e passarão pela vistoria da Cetesb.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Geral
Em 12 de Abril de às 15h51
Estimativa de produtividade do algodão de MS segue na liderança.
VER TODAS EM GERAL
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.