Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 22 de Junho de 2021
Eventos

Intensificação sustentável da produção agropecuária com sistemas ILPF será apresentada em evento on-line gratuito

O encontro virtual reunirá palestrantes que vão abordar temas de relevância internacional sobre a produção integrada e sustentável no Brasil com o uso dos sistemas de ILPF.

Informações assessoria de imprensa
Em 04 de Junho de 2021 às 17h07
Divulgação.

Nas noites de 9 e 10 de junho, a Fazenda Santa Brígida, de Ipameri (GO), vai mais uma vez mostrar como a produção agropecuária pode ser intensificada de forma sustentável com o uso de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e garantir o protagonismo do agronegócio brasileiro na missão de fornecer alimentos, fibras e energia para o mundo. Mas neste ano, o tradicional Dia de Campo realizado desde 2006 dará lugar a um evento 100% on-line e gratuito: o Santa Brígida Open Farm. 

Promovido pela Rede ILPF, o encontro virtual reunirá palestrantes que vão abordar temas de relevância internacional sobre a produção integrada e sustentável no Brasil com o uso dos sistemas de ILPF, já adotados em mais de 17 milhões de hectares no País. Nos dois dias do evento, as palestras serão realizadas das 19h às 22h.

A primeira noite contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que fará uma mensagem introdutória do encontro. A abertura será realizada pela proprietária da Fazenda Santa Brígida, Marize Costa, e pelo presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF, Renato Rodrigues. O pesquisador Maurício Lopes, da Embrapa Agroenergia (DF), fará a palestra “Agricultura no Brasil em 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Em seguida, Iêda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados (DF), abordará o tema “Saúde do solo em sistemas integrados: uma combinação ganha-ganha em ambientes tropicais”.

A programação do dia 9 será finalizada com o painel “ILPF: produzir e preservar é possível”, com Marize Costa; Guillermo Carvajal, diretor de sustentabilidade da Syngenta para a América Latina; Luiz Lourenço, presidente do conselho de administração da Cocamar; e Gustavo Lunardi, diretor de operações da SLC Agrícola. A moderação será de Paulo Herrmann, presidente da John Deere no Brasil.

Três palestras e o painel especial “Prêmio Nobel da Paz” compõem a programação da segunda e última noite do Santa Brígida Open Farm. O tema “Financiamento verde para a agricultura” será tratado por Leisa de Souza, coordenadora do Programa de Agricultura da Climate Bonds Initiative (CBI) no Brasil, e Justine Leigh-Bell, vice-presidente executiva e diretora de desenvolvimento de mercado da CBI. José Pugas, membro do conselho da Ceptis Agro, sócio e líder de Ambiental, Social e Governança e Agronegócio da JGP, falará sobre a “Certificação de propriedades ILPF e o impacto das finanças verdes”. E Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, abordará o tema “Produção agrícola x serviços ambientais”.

O painel “Prêmio Nobel da Paz” terá como convidado especial o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021. Também participarão Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO; o presidente da Embrapa, Celso Moretti; Durval Dourado, presidente da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq); e Evaldo Villela, presidente do CNPq. A moderação também será de Paulo Herrmann, da John Deere. 

Durante o evento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Rede ILPF de Jornalismo.

O Santa Brígida Open Farm será transmitido ao vivo, com tradução simultânea para o inglês e o espanhol, no endereço: https://santabrigidaopenfarm.com.br/.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.