Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 7 de Dezembro de 2021
Eventos

ABPO e Semagro apresentam programa que valoriza gado do Pantanal

O evento acontecerá no SRCG - Sindicato Rural de Campo Grande (MS) a partir das 19h.

Informações assessoria de imprensa
Em 21 de Outubro de 2021 às 09h57

A ABPO - Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável e a Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, apresentarão nesta sexta-feira (22) o Programa Carne Sustentável do Pantanal, que possibilita maior remuneração da arroba, por meio de descontos no ICMS. O evento acontecerá no SRCG - Sindicato Rural de Campo Grande, a partir das 19h.

Os valores que os produtores recebem a mais por animal abatido são originados nos descontos do Imposto sob Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que o Governo do MS proporciona àqueles que se dedicam à produção de animais orgânicos e sustentáveis, recebendo isenção de 67% e 50% do imposto, respectivamente.

O mais comum entre os atuais associados da ABPO é a categoria de animais sustentáveis, que cumprem com as legislações vigentes e que tenham origem no Pantanal, e que podem ser terminados em fazendas certificadas fora da planície pantaneira.

Já o orgânico, exige mais do produtor rural, uma vez que, além de sustentável, os animais não recebem medicamentos alopáticos em prevenções sanitárias e sua dieta deve ser baseada em pastagens naturais livres de defensivos químicos e adubos químicos solúveis, sendo vedado o uso de uréia e grãos transgênicos na suplementação.

Há exigências a serem atendidas para o Programa Carne Sustentável do Pantanal, por isso é recomendada a contratação de assistência técnica especializada, que inclusive foi uma exigência dos órgãos governamentais na resolução que normatiza o decreto estadual.

Entre outras questões exigidas pelo protocolo da ABPO, estão a regularidade trabalhista, a regularidade fiscal e ambiental e promoção do ambiente social, que tem por finalidade a valorização das comunidades rurais.

Apoiam o evento desta sexta-feira (22) entidades como o Sindicato Rural de Campo Grande, Sistema Famasul, Instituto Taquari Vivo, Sebrae, Sociedade Rural Brasileira e Embrapa Pantanal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Eventos
VER TODAS EM EVENTOS
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.