Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 29 de Outubro de 2020
Equinos

SINDAN alerta para gastrite em equinos; saiba como prevenir

Os sinais mais observados da doença em animais adultos são dor abdominal com cólicas recorrentes, perda de peso e apetite.

Informações Assessoria de Imprensa
Em 28 de Novembro de 2019 às 08h30
Cavalo Crioulo (Acervo Notícias da Pecuária)

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN) alerta os cuidadores sobre a importância do correto diagnóstico da gastrite em equinos e acompanhamento de um médico veterinário.

A doença, representada por inflamação da mucosa do estômago, com possibilidade de evolução para úlceras gástricas, pode ocorrer devido à uma variedade de fatores, como estresse, treinamento intenso, uso indiscriminado de anti-inflamatórios, além de manejo e alimentação inadequada com longos períodos de jejum.

Apenas o correto diagnóstico pode levar a um tratamento eficaz. O médico veterinário avalia o histórico do animal, faz exames específicos de imagem como a gastroscopia. Dessa forma, consegue observar a mucosa gástrica e a possível localização, quantidade e gravidade das lesões ”, destaca Emilio Salani, vice-presidente executivo do SINDAN.

Como em grande parte dos casos, as úlceras são subclínicas e assintomáticas, o criador e a equipe acabam não notando os prejuízos que impactam principalmente o desempenho atlético dos equinos. “Os sinais mais observados em animais adultos são dor abdominal com cólicas recorrentes, perda de peso e apetite. Em potros, pode-se observar bruxismo, salivação, apetite caprichoso e cólica. É fundamental relembrar que a gastrite pode ocorrer em qualquer faixa etária e, por isso, devemos estar atentos aos primeiros sinais”, alerta Karoline Alves Rodrigues, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Vetnil, empresa integrante do Comitê de Equinos do SINDAN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Equinos
Em 25 de Setembro de às 16h45
Bate-papo debaterá a cultura do café no Brasil e o que o produtor pode fazer para ter uma lavoura mais saudável e produtiva.
VER TODAS EM EQUINOS
Notícias em destaque agora
Em 28 de Outubro de 2020 às 13h57
Em 2020, já foi ministrado a 378 turmas, totalizando quatro mil pessoas. Também havia sido o mais procurado em 2019, com 732 turmas, somando 9.200 alunos.
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.