Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 29 de Outubro de 2020
Equinos

Influenza equina causa perda de performance e prejudica bem-estar animal

Principais sintomas da Influenza Equina são febre, tosse e dificuldade de respirar.

Com informações assessoria de imprensa
Em 14 de Fevereiro de 2020 às 10h50

O vírus da influenza equina é uma constante preocupação para os criadores de cavalos de todo o país. A doença, equivalente a uma gripe, causa expressiva queda na performance de animais (atletas e de lida), quando acometidos. Como é de fácil transmissão, uma propriedade inteira pode ser rapidamente contaminada, assim como os animais que estão em grandes aglomerações – como exposições e provas equestres.

“A vacinação contra a influenza equina é a melhor forma de prevenir a doença, além de atender à exigência sanitária para trânsito de animais, uma vez que para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) é necessária a comprovação da vacinação contra gripe”, explica Baity Leal, a gerente da linha de produtos para equinos da Ceva Saúde Animal.

Como a doença é altamente contagiosa, animais enfermos devem ficar afastados dos demais, já que a contaminação se dá pelas secreções nasais e orais. Além disso, cavalos mais jovens costumam ser atingidos com maior frequência pelo vírus.

Os principais sintomas da gripe são febre, tosse, dificuldade para respirar (dispneia) e, ainda, presença de secreção nasal clara. Esses fatores deixam os animais abatidos e sem apetite, prejudicando não apenas seu potencial, mas também seu bem-estar.

“Dado o impacto da influenza, a imunização é obrigatória para o transporte dos animais, medida necessária para evitar que o vírus se espalhe” , diz Baity, que é mestre em medicina veterinária. “Com o início de eventos esportivos, a temporada de vacinação tem se intensificado em janeiro e fevereiro”.

A Ceva Saúde Animal tem no portfólio a vacina tríplice Tri-Equi®, que protege os animais contra a gripe, a encefalomielite viral equina e o tétano. “A primeira vacinação deve acontecer a partir dos três meses de idade, repetindo-se a dose após 28 dias e realizando novas vacinações anualmente” , orienta Baity Leal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Equinos
Em 25 de Setembro de às 16h45
Bate-papo debaterá a cultura do café no Brasil e o que o produtor pode fazer para ter uma lavoura mais saudável e produtiva.
VER TODAS EM EQUINOS
Notícias em destaque agora
Em 28 de Outubro de 2020 às 13h57
Em 2020, já foi ministrado a 378 turmas, totalizando quatro mil pessoas. Também havia sido o mais procurado em 2019, com 732 turmas, somando 9.200 alunos.
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.