Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 27 de Novembro de 2020
Cursos

Avanços tecnológicos aumentam busca por capacitação no último bimestre do ano

O Senar-MT prevê 55 treinamentos de Inclusão Digital Rural dos níveis básico e intermediário, em mais de 20 cidades mato-grossenses até o final de 2020.

Assessoria de imprensa/Senar-MT
Em 11 de Novembro de 2020 às 16h20
Aos 63 anos, Raimundo Madeira teve a oportunidade de usar um computador pela primeira vez durante curso do Senar MT.

Aos 63 anos, Raimundo Madeira teve a oportunidade de usar um computador pela primeira vez e, isso aconteceu durante o curso de Inclusão Digital Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Vera. A estimativa é que cerca de 500 pessoas participem deste treinamento ainda em 2020, o que indica uma alta procura por capacitação no último bimestre do ano.

Para Raimundo Madeira, o curso foi apenas uma porta de entrada para o conhecimento. "Aprendi a escrever e a fazer contas no computador e agora quero comprar um para poder pegar prática" , afirma.

Estão previstos 55 treinamentos de Inclusão Digital Rural dos níveis básico e intermediário, em mais de 20 cidades mato-grossenses até o final de 2020. Ao todo, o Senar-MT prevê a realização de mais de 800 ações educacionais ainda neste ano em parceria com os 93 sindicatos rurais de Mato Grosso.

Os interessados em se qualificar devem procurar o sindicato rural do seu município para verificar a disponibilidade do treinamento e de vagas.

Planejamento - Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, a busca por qualificação ocorre após um longo período de suspensão das atividades em função da pandemia da Covid-19. O presidente acrescenta que a retomada deve-se a soma de diversos fatores como a disponibilização de cursos pelo Senar-MT, o empenho da mobilização de turmas, a exigência do produtor por qualificação e o interesse dos funcionários.

Dentre os cursos mais demandados estão aqueles relacionados à cadeia produtiva da soja e milho. Nesta lista consta treinamentos como classificação de grãos e manutenção de colheitadeiras. Além destes, os de normas regulamentadoras e formação de brigada de incêndio também fazem parte desta lista.

De acordo com Redivo, a busca por capacitação mesmo durante a safra deve-se à necessidade de acompanhamento dos avanços tecnológicos. "As principais reclamações dos produtores são voltadas para qualificação dos funcionários. Como a evolução das máquinas foi muito grande, os trabalhadores precisam buscar conhecimento e capacitação para saber operá-las".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Cursos
Em 28 de Outubro de às 13h57
Em 2020, já foi ministrado a 378 turmas, totalizando quatro mil pessoas. Também havia sido o mais procurado em 2019, com 732 turmas, somando 9.200 alunos.
Em 28 de Fevereiro de às 11h27
O curso vai preparar os veterinários sobre a inspeção ante e post mortem das principais espécies de abate e a verificação oficial dos programas de autocontrole.
VER TODAS EM CURSOS
Notícias em destaque agora
Notícias da Pecuária
Fale conosco
Anuncie
Expediente
Reportar erro
Política de Conteúdo
O objetivo do Notícias da Pecuária é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados relacionados ao agronegócio. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.