Notícias da Pecuária
Notícias sobre agronegócios, agricultura, pecuária e meio ambiente - 28 de Novembro de 2014
26/12/2013 - 16:03

Passaporte para animais de companhia começam a valer em 2014

Em fevereiro do próximo ano, cães e gatos de companhia só poderão viajar para outros países se apresentarem passaporte emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Lilian Andréia
Acervo Notícias da Pecuária
Ampliar
Animais de companhia
Essa mudanças para viagens de animais domésticos foram estabelecidas pela Instrução Normativa 054, publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de novembro, estabelecendo os requisitos e procedimentos necessários para a concessão, emissão, validade e legalização do documento.

Os responsáveis pelos animais devem estar atentos pois o passaporte do animal pode não ser aceito em todos os países. Por isso, é necessário que os proprietários levem também o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que é emitido pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

O passaporte traz consigo uma novidade, a implantação de um microchip no animal, procedimento já utilizado em países como Estados Unidos e União Europeia. O número, a data de aplicação e a localização do microchip devem constar no documento do passaporte do animal.  

Todas as informações, serão confirmadas pela Vigiagro e legalizadas antes da viagem. O documento é gratuito e não tem prazo de validade, mas, a cada viagem, as informações do animal precisam ser atualizadas, principalmente sobre vacinação e os atestados de saúde animal.
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O NOTÍCIAS DA PECUÁRIA?
MAIS NOTÍCIAS
26 de Dezembro de 2013
16:30
15:02
14:36
14:02
10:00
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE NO FACEBOOK
Notícias da Pecuária - Todos os direitos reservados 2014.